“In-significâncias essenciais” na clínica e o “terceiro analítico on-line”

Autores

  • Maruzza Tereza Cerchi Borges Fonseca Psicóloga. Especialista em psicologia clínica. Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise Ribeirão Preto (SBPRP). Membro do Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia (Ceepu) e do Núcleo de Psicanálise de Uberlândia (NPU)

Palavras-chave:

transformações, observação psicanalítica, experiência emocional, terceiro analítico on-line

Resumo

A partir da observação de captações finas de fenômenos in-significantes intrapsíquicos e interpsíquicos de situações clínicas, abriram-se reflexões referentes às transformações no campo analítico advindas tanto do atendimento virtual como do presencial, expandindo a possibilidade de vivência do conceito de terceiro analítico para a vivência do “terceiro analítico on-line”. O exemplo clínico do trabalho remete à importância da influência dos estados mentais em fluxo entre analista e analisando, especialmente o estado mental de relaxamento e de maior confiança na possibilidade de realizar um trabalho de valor e qualidade após quase um ano diante do horror da pandemia e seus desafios, mesmo valendo-se do formato virtual nos atendimentos psicanalíticos. As emoções presentes no campo analítico virtual, passíveis de serem captadas e expandidas, se desdobrariam em um possível aprender com as experiências emocionais em curso.

Downloads

Publicado

2021-08-30 — Atualizado em 2021-09-09

Versões

Como Citar

Cerchi Borges Fonseca, M. T. . (2021). “In-significâncias essenciais” na clínica e o “terceiro analítico on-line”. Berggasse 19, 11(1), 43–58. Recuperado de https://berggasse19.emnuvens.com.br/revista/article/view/14 (Original work published 30º de agosto de 2021)