Políticas Editoriais

Políticas Editoriais

 

1. Linha editorial

 

A Berggasse 19 é uma publicação semestral da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), filiada à International Psychoanalytical Association (IPA). Editada desde maio de 2010 em versão impressa, e a partir de agosto de 2021 também em versão on-line, tem por objetivo divulgar a produção literária no campo da psicanálise, bem como de suas interfaces com as diversas áreas do conhecimento humano. Pretende criar espaço de expressão e troca de conhecimentos psicanalítico, cultural e social, favorecendo a expansão e o aprofundamento da Psicanálise e estimulando o diálogo entre pensadores e instituições da comunidade científica sobre temas de interesse comum. Os textos para submissão poderão ser apresentados sob a forma de artigos, ensaios, conferências, reflexões, entrevistas e resenhas.

 

2. Foco e Escopo

 

A Berggasse 19 é um periódico semestral editado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto desde 2010, que em 2021 passou a ser uma publicação em fluxo contínuo, e é dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da área de psicanálise e áreas de interface. Podem ser submetidos artigos científicos nos idiomas português, espanhol e inglês. A Revista está aberta a publicações inéditas nos formatos: artigos clínicos ou teórico-clínicos; resenhas; entrevistas; debates; traduções de artigos estrangeiros; e conferências. Em 2021, foram inauguradas duas sessões fixas: “Infância e Família” e “Psicanálise em Língua Portuguesa”, além de a Revista ter passado a ser, também, um periódico digital indexado na Biblioteca Virtual de Psicanálise (BiViPsi).

 

3. Processo de Avaliação pelos Pares

 

Os artigos são avaliados por pares de forma totalmente anônima (peer-reviewed).

Os textos enviados à Berggasse 19 devem ser inéditos ou originais. As submissões são apreciadas por meio de avaliação às cegas, dividida em duas etapas:

 

  • 1ª etapa de avaliação: os manuscritos recebidos pela Revista são enviados para uma primeira leitura pelos editores responsáveis e, caso sejam aceitos, são encaminhados a três pareceristas anônimos, que recebem os trabalhos de forma anônima.
  • 2ª etapa de avaliação: uma vez devolvidos, os trabalhos podem retornar com parecer favorável, favorável com reformulações ou, ainda, desfavorável para publicação. O corpo editorial faz uma análise final em conjunto para decidir pela publicação ou não.