Um silêncio ensurdecedor

Autores

  • Cláudio Laks Eizirik Médico. Doutor em ciências médicas. Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Professor emérito de psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-presidente da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal)

Palavras-chave:

racismo, escravidão, Observatório Psicanalítico

Resumo

O autor apresenta um olhar psicanalítico sobre os temas gêmeos da escravidão e do racismo. Considera que a escravidão e o racismo brasileiros constituem o grande tema negligenciado, o grande escândalo, a grande omissão, o ensurdecedor silêncio de nossa história e de nossa formação como cultura e nação. Discute a série de artigos publicados no Observatório Psicanalítico da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) sob o tema “Vidas negras importam”, apontando a importância e emergência do tema para a psicanálise. 

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Laks Eizirik, C. (2021). Um silêncio ensurdecedor. Berggasse 19, 11(2), 104–111. Recuperado de https://berggasse19.emnuvens.com.br/revista/article/view/47

Edição

Seção

Psicanálise em Língua Portuguesa