Das reverberações da gestação da analista

Autores

  • Ana Flávia de Oliveira Santos Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

gestação, relação analítica, psicanálise, experiência emocional, cesura

Resumo

A autora discute as reverberações de sua gestação em sua clínica, apresentando uma experiência de atendimento on-line a uma criança, em meio à pandemia. Propõe ressonhá-la através de um conto escrito por Clarice Lispector, “A legião estrangeira”, e realiza uma leitura psicanalítica do material clínico. A comunicação da gestação à paciente é analisada considerando os circuitos transferenciais, convocando a analista ao ofício. As repercussões na relação analítica são aprofundadas partindo da ideia de cesura de Bion e discutindo outros conceitos psicanalíticos emergentes do material apresentado. Se, por um lado, a gestação da analista provoca perturbação no setting, por outro, sustentada a função analítica, pode possibilitar a expansão do trabalho da análise, adquirindo, tal qual uma gestação, novos contornos. 

Biografia do Autor

Ana Flávia de Oliveira Santos, Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto

Psicóloga. Mestre em ciências (psicologia). Membro titular do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto (IEP-RP). 

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Santos, A. F. de O. (2024). Das reverberações da gestação da analista. Berggasse 19, 14(1), 75–92. Recuperado de https://berggasse19.emnuvens.com.br/revista/article/view/124

Edição

Seção

Infância e Família