Das reverberações da gestação da analista

Autores/as

  • Ana Flávia de Oliveira Santos Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto

Palabras clave:

gestação, relação analítica, psicanálise, experiência emocional, cesura

Resumen

A autora discute as reverberações de sua gestação em sua clínica, apresentando uma experiência de atendimento on-line a uma criança, em meio à pandemia. Propõe ressonhá-la através de um conto escrito por Clarice Lispector, “A legião estrangeira”, e realiza uma leitura psicanalítica do material clínico. A comunicação da gestação à paciente é analisada considerando os circuitos transferenciais, convocando a analista ao ofício. As repercussões na relação analítica são aprofundadas partindo da ideia de cesura de Bion e discutindo outros conceitos psicanalíticos emergentes do material apresentado. Se, por um lado, a gestação da analista provoca perturbação no setting, por outro, sustentada a função analítica, pode possibilitar a expansão do trabalho da análise, adquirindo, tal qual uma gestação, novos contornos. 

Biografía del autor/a

Ana Flávia de Oliveira Santos, Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto

Psicóloga. Mestre em ciências (psicologia). Membro titular do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto (IEP-RP). 

Publicado

2024-09-05

Cómo citar

Santos, A. F. de O. (2024). Das reverberações da gestação da analista. Berggasse 19, 14(1), 75–92. Recuperado a partir de https://berggasse19.emnuvens.com.br/revista/article/view/124

Número

Sección

Infância e Família