O trabalho com pais de crianças com transtornos de desenvolvimento

ressonâncias e dissonâncias entre clínica e pesquisa

Autores

  • Rogério Lerner Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)

DOI:

https://doi.org/10.57168/b19.v13i1.96

Palavras-chave:

clínica com pais e bebês, enactment, epistemologia

Resumo

Este artigo discute que o conhecimento produzido em trabalhos com escala grupal, como ensaios clínicos, se refere a tendências generalizáveis ao grupo, ainda que se tenha como diretriz de intervenção a singularidade de cada caso, pois o fato de o delineamento ser tal que se produzem efeitos recolhidos como tendência do grupo, portanto generalizáveis, não torna necessário que a intervenção seja orientada por generalizações ao invés da singularidade de cada caso. Aponta-se a crença errônea de que resultados obtidos de maneira generalizável decorrem de intervenções orientadas por generalizações. Argumenta-se que a natureza generalizável do conhecimento referente à escala grupal é efeito do delineamento metodológico, e não da diretriz da intervenção, daí a importância de estudos em escala grupal lançarem mão de métodos quantitativos aptos a detectar resultados tendenciais, ou seja, generalizáveis, como também de métodos qualitativos que detectam significados singulares das experiências vividas. Apresentam-se vinhetas clínicas de atendimentos de orientação psicanalítica com pais e crianças e discutem-se aspectos epistemológicos, metodológicos e clínicos a fim de ilustrar que tensões da própria clínica podem alimentar o embate da psicanálise com outras perspectivas de trabalho que também são importantes na pesquisa e no atendimento a crianças com problemas de desenvolvimento e seus familiares.

Biografia do Autor

Rogério Lerner, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)

Psicólogo. Professor associado livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), membro do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (INSPER/FMCSV/Harvard) e do comitê científico da IPA, investigador principal do Centro Brasileiro para o Desenvolvimento na Primeira Infância, co-chair do Research Training Programme da IPA e da Joseph Sandler Psychoanalytic Research Conference, editor associado da revista Psicologia USP e membro do conselho editorial da revista Estilos da Clínica. 

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Publicado

2023-09-15

Como Citar

Lerner, R. (2023). O trabalho com pais de crianças com transtornos de desenvolvimento: ressonâncias e dissonâncias entre clínica e pesquisa. Berggasse 19, 13(1), 103–116. https://doi.org/10.57168/b19.v13i1.96

Edição

Seção

Infância e Família