A musicalidade do analista, o psiquismo primordial e o trabalho interpretativo

Autores/as

  • Beatriz Troncon Busatto Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.57168/b19.v13i2.107

Palabras clave:

música, rêverie, experiência emocional, mente primordial, interpretação

Resumen

A autora apresenta algumas ideias frutos de trocas entre músicos – principalmente cantores – e psicanalistas, com reflexões sobre o que é a música, o que é o canto, que emoções se expressam na música e qual a sua natureza, criando modelos para pensar o fazer analítico em evolução constante. Utiliza, em um segundo momento, observações sobre o sonhar do analista durante a sessão, impregnado de lembranças de canções brasileiras que falam das vivências do homem comum. Por fim, relaciona esse fenômeno a possíveis captações de aspectos da mente embrionária em analista e analisando, propiciadoras de formulações de interpretações.

Biografía del autor/a

Beatriz Troncon Busatto, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto

Psiquiatra e psicanalista. Membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP).

Publicado

2024-04-04

Cómo citar

Busatto, B. T. . (2024). A musicalidade do analista, o psiquismo primordial e o trabalho interpretativo. Berggasse 19, 13(2), 41–52. https://doi.org/10.57168/b19.v13i2.107