Novas perspectivas sobre a Teoria do Campo Analítico

Autores/as

  • Giuseppe Civitarese Sociedade Psicanalítica Italiana

Palabras clave:

campo analítico, reconhecimento, transformação, invariantes da psicanálise, bússola do inconsciente

Resumen

O autor propõe inovações na Teoria do Campo Analítico a partir da consideração de algumas duplas binárias de conceitos, tais como reconhecimento/arrogância, Eu-você/Nós, deformação/transformação, leigo/confessional, interpretação/conversa, automal-entendido cientificista/religioso, fatores variáveis/invariantes da função psicanálise, eu-grupo/eu-massa, exercícios/improvisação e assim por diante. Para articular essas oposições conceituais em uma espécie de esquema pessoal, propõe três instrumentos: a bússola do inconsciente, o triângulo dos vértices de escuta e o círculo da Capacidade Negativa. No presente artigo, procura examinar os principais pontos dessas suas proposições, incluindo exemplos clínicos ilustrativos.

Biografía del autor/a

Giuseppe Civitarese, Sociedade Psicanalítica Italiana

Psiquiatra e psicanalista. Doutor em psiquiatria e ciências relacionais. Analista didata da Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI). Membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e da Associação Americana de Psicanálise (APsA). 

Publicado

2024-09-05

Cómo citar

Civitarese, G. (2024). Novas perspectivas sobre a Teoria do Campo Analítico. Berggasse 19, 14(1), 10–27. Recuperado a partir de https://berggasse19.emnuvens.com.br/revista/article/view/117