Um pouco sobre a mentira na clínica

Autores/as

Palabras clave:

verdade, mentira, função alfa, clínica psicanalítica, continente-conteúdo

Resumen

O artigo aborda o fenômeno da mentira na clínica psicanalítica apoiando-se nas elaborações de Bion e focando três vértices: como resultado de desconhecimento ou de necessidade momentânea de proteção, como resultado de ação para enganar o outro e como resultado de rivalidade com a realidade. Aponta que a verdade é o alimento fundamental para o crescimento mental e, para apreendê-la, é necessário que haja uma função alfa operante. Diante da falha da função alfa e sob o predomínio da parte psicótica da personalidade, é necessária uma outra mente implicada em emprestar sua função alfa para que o movimento mental se dirija em direção à verdade. Apresenta uma vinheta clínica como exemplo. 

Biografía del autor/a

Sandra Nunes Caseiro, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto

Psicóloga. Mestre em psicologia clínica. Membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP)

Publicado

2025-10-20

Cómo citar

Caseiro, S. N. (2025). Um pouco sobre a mentira na clínica. Berggasse 19, 15(1), 15–22. Recuperado a partir de https://berggasse19.emnuvens.com.br/revista/article/view/145